A secretaria de Desenvolvimento Rural (Agricultura) de Boa Esperança promoveu no último dia 24/02, uma visita com produtores do município na propriedade de Vito Bonomo, no Km 23, em São Mateus.
De acordo com o secretário da pasta, Doriédson Thomazini, a vista teve como objetivo, conhecer uma área de produção de pimenta-do-reino plantada na moringa. A moringa é uma espécie de árvore que substitui a estaca tradicional de eucalipto tratado, proporcionando uma economia muito grande na fase de plantio.
O secretário relatou que uma estaca tradicional custa em torno de R$ 13,00 a unidade, e muda da moringa, o custo é de R$ 1,00 a unidade.
“É importante ressaltar que o principal custo de implantação do pimental é justamente a aquisição da estaca”, explica Doriedson.
Na visão do secretário, que também é produtor rural, apesar de ser uma experiência relativamente curta com áreas de dois a quatros anos de cultivo da pimenta-do-reino, foi possível verificar que a maioria dos produtores que participaram da visita, voltaram para casa bastante seguros em utilizar esta alternativa de uso da moringa como tutor vivo para plantio de novas áreas de pimenta em Boa Esperança.