
O deputado estadual Capitão Assumção (PSL) protocolou Projeto de Lei na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, na última semana, pedindo a revogação do Título de Cidadão Capixaba concedido ao ex-presidente e agora, presidiário Luis Inácio Lula da Silva.
O projeto revogaria a Lei 9.179 de 2009 que concedeu o título a Lula. Em sua justificativa do projeto Assumção declara que “A medida se dá por razões óbvias, considerando que o homenageado atualmente se encontra encarcerado por crimes de corrupção, o que configura um disparate contra o cidadão espírito-santense, que na existência de um título que homenageia personalidade que tenha prestado relevantes serviços e incontestável benefício ao Estado é equiparado à um criminoso condenado a 12 anos e 1 mês (Caso Triplex) e a 12 anos e 11 meses (Caso Sítio de Atibaia), ambos por corrupção e lavagem de dinheiro.”
Em 2009, a honraria foi concedida através de projeto de lei de autoria deputado estadual Claudio Vereza (PT). A entrega do título aconteceu dentro do Aeroporto de Vitória, em evento que contou com a presença do governador Paulo Hartung. Por Fernando Almança