O Portal OR7 publica hoje mais uma entrevista da série especial com os candidatos ao Conselho Tutelar de Boa Esperança. São cinco vagas disputadas por 13 candidatos que buscam o apoio do eleitorado para o quadriênio 2020 – 2023. São três perguntas iguais para todos os candidatos. O objetivo é que eles revelem conhecimento sobre o cargo. A OR7 pretende, com isso, prestar informação de qualidade e ajudar o eleitor nesse processo eleitoral importante para o município.
Nesta quarta-feira, 02, divulgamos a entrevista com a candidata Vânia da Silva Rodrigues, 30 anos. Vânia nasceu em Boa Esperança, é agricultora e, atualmente, é conselheira tutelar. A candidata é graduada em Licenciatura em Geografia e pós-graduada em Geografia. É casada e tem um filho. Confira a entrevista:
Vânia da Silva Rodrigues
Por que decidiu disputar uma vaga no conselho?
Já atuo como conselheira desde 2014. Quando entrei, não sabia o quanto este órgão é importante e gosto de ser conselheira. Quando gostamos do que fazemos, acredito que nos dedicamos mais.
Em sua opinião, quais os principais problemas para o não cumprimento das leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e quais medidas devem ser tomadas diante desses problemas?
O Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, no Artigo terceiro fala quais são os direitos fundamentais de nossas crianças e adolescentes e, o artigo quarto refere-se a quem tem que garantir esses direitos e ainda no parágrafo único do artigo quarto, na letra C, diz que as crianças e os adolescentes têm preferência na formulação e na execução das políticas sociais públicas. Ao meu ver, a lei não está sendo cumprida, esse é o maior problema, pois, as medidas deveriam ser tomadas para se fazer cumprir a lei.
As crianças e adolescentes são o futuro, mas o que estamos fazendo para elas agora no presente? Cadê as políticas públicas voltadas para resgatar nossas crianças e adolescentes? Cadê mais investimentos em educação e saúde voltadas para elas? E digo mais, teria que começar essa mudança de cima, pois, um país que prioriza salários de políticos ao invés de salários de professores já começa errado. Não investem em estruturas de escolas, por exemplo. Tá errado! Não investem em capacitar os adolescentes, com projetos para atraí-los e resgatá-los das ruas. Temos que fazer que se cumpra a lei.
Porque a população deve votar em você para conselheira tutelar no dia 06 de outubro?
Tenho um pouco de experiência para tal função, sempre procuro aprender cada vez mais e quero continuar a lutar nessa causa.