Empresários, comerciários, secretário de Esportes Rogério Vieira e servidores da Prefeitura e da Câmara Municipal de Boa Esperança participaram entre os dias 21 a 26 deste mês, do Empretec, que é uma metodologia da Organização das Nações Unidas – ONU e tem por objetivo proporcionar aos seus participantes a melhoria no seu desempenho empresarial, maior segurança na tomada de decisões, a ampliação da visão de oportunidades, dentre outros ganhos, aumentando assim as chances de sucesso empresarial.
O seminário que foi realizado no auditório da secretaria de Meio Ambiente, encerrou neste sábado (26). Com carga horária de 60 horas, contou com a participação de 18 pessoas, e foi oferecido pelo Sebrae em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas local.
Os participantes foram desafiados em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como características comportamentais a busca de oportunidade, iniciativa, persistência, correr riscos calculados, exigência de qualidade e eficiência, estabelecimento de metas, entre outros. O Empretec é reconhecido em todo o mundo como um dos melhores cursos de capacitação em empreendedorismo.
De acordo com o presidente da CDL, Valdir Turini, o seminário é uma imersão de seis dias de dedicação completa, que tem como propósito desenvolver habilidades empreendedoras. Sua metodologia foi desenvolvida para fazer com que os inscritos vivenciem, por meio de atividades dinâmicas, situações em que eles possam identificar claramente seus pontos fortes e fracos como empreendedores.
Turini complementou, informando que o Empretec é pensado para desenvolver dez características empreendedoras: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; e independência e autoconfiança.