Neste sábado (8), o Governo do Estado, em edição extra do Diário Oficial, publicou uma portaria que prevê medidas administrativas e de segurança sanitária para retorno das atividades escolares.
A portaria entra em vigor já nesta segunda-feira (10), dentre as medidas estabelecidas estão o distanciamento social, uso obrigatório de máscara para estudantes e profissionais, higienização frequente das mãos, suspensão de atividades esportivas coletivas e do uso compartilhado de brinquedos e ou outros materiais.
O secretário estadual de Educação, Vitor de Ângelo, atenta os gestores das unidades escolares e das redes de ensino às recomendações presentes no documento para que possam se organizar para a volta às aulas que ainda não possui data definida. É imprescindível que as instituições estejam preparadas para cumprirem protocolos sanitários estabelecidos pelas autoridades de saúde do Espírito Santo.
Se tratando das turmas de educação infantil, que não foram citadas na Portaria, o secretário afirmou que um ato específico e posterior, que será publicado ainda essa semana, tratará dos procedimentos e protocolos referentes à primeira etapa da educação básica, visto que ela necessita de uma abordagem mais atenciosa.
Escolas particulares
Segundo o superintendente do Sindicato das Empresas Particulares de Ensino do Espírito Santo (Sinepe-ES), Geraldo Diório, as instituições de ensino particular do Espírito Santo já possuem um protocolo de medidas a serem adotadas quando as aulas puderem ser retomadas. A elaboração foi inicialmente feita pela Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep), no início de abril, então, o protocolo foi encaminhado para todos os estados, que adaptaram as medidas conforme a realidade de cada região.