ADVERTISEMENT
No Result
View All Result
sexta-feira, 16 abril, 2021
OR7 NEWS
NOTÍCIAS
RÁDIO AO VIVO
  • Notícias
No Result
View All Result
OR7 NEWS
No Result
View All Result
Home News Agronegócio

Idaf: 1ª etapa de vacinação contra febre aftosa começa nesta sexta-feira (01)

Para fazer a comprovação da vacinação pelo site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), é necessário ter acesso ao Siapec (sistema disponibilizado no site)

28 de abril de 2020
em Agronegócio, Em Destaque, Espírito Santo, News, Tecnologia
429 17
0
Aftosa: ES trabalha para retirar vacina em 2021

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf) alerta os produtores rurais para o início da primeira etapa da campanha de vacinação contra a febre aftosa, que começa na próxima sexta-feira (01), e vai até o dia 30 de junho. Nesta etapa serão vacinados bovinos e bubalinos com até dois anos de idade. No caso dos produtores rurais que possuam apenas bovinos e bubalinos com idade acima de 24 meses, é obrigatória a atualização cadastral junto ao Idaf.

A primeira etapa este ano será mais longa devido a uma solicitação do Idaf  ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), para estender por mais 30 dias a campanha, assim evitará a aglomeração dos produtores nas lojas de venda da vacina e nos escritórios do Idaf.

Por conta do Novo Coronavírus, a comprovação da vacinação ou atualização cadastral deverá ser realizada, preferencialmente de forma on-line pelo produtor rural. Dessa forma, o produtor poderá realizar a comprovação de sua residência, de acordo com as orientações das organizações da saúde que determinam o afastamento social como a forma mais eficaz de combater o contágio pelo vírus. O prazo para a comprovação on-line é até o último dia da etapa da campanha de vacinação.

Segundo o diretor-presidente do Idaf, Mário Louzada, o instituto precisou adotar algumas medidas por conta do momento que estamos vivendo em virtude do novo Coronavírus. “Desta vez o produtor poderá realizar a comprovação através do nosso site ou por e-mail  e a entrega da declaração de vacinação nos escritórios do Idaf poderá ser feita por terceiros, evitando assim, o deslocamento de produtores rurais pertencentes ao grupo de risco,” disse.

De acordo com o médico-veterinário e responsável pelo Programa Nacional de Erradicação e Prevenção da Febre Aftosa do Idaf, Porto Júnior, é fundamental a adesão pelo produtor rural, tendo em vista que nessa etapa serão vacinados os animais na faixa etária mais susceptível a contrair a doença “Uma vacinação bem feita com todos os cuidados de higiene e conservação da vacina adotados, proporcionarão a proteção necessária para estes bois e búfalos mais jovens. Vale lembrar, que o Espírito Santo faz parte do Bloco IV para retirada da vacinação a partir do segundo semestre de 2021, portanto, a manutenção de altos índices de cobertura vacinal até lá, é uma das exigências para continuidade no pleito”, afirmou o médico-veterinário.

Como fazer a comprovação on-line

Para fazer a comprovação da vacinação pelo site do Idaf (www.idaf.es.gov.br), é necessário ter acesso ao Siapec (sistema disponibilizado no site). Para quem ainda não tem acesso, é preciso solicitá-lo pelo e-mail da gerência local responsável pelo município da propriedade. Todos os e-mails das gerências estão disponíveis site do instituto. Ao solicitar o acesso, o produtor precisa preencher e enviar o “Formulário de solicitação de senha”, conforme o modelo disponível no site do Idaf, e  documento de identidade com foto devidamente digitalizado.

Nesta etapa também será aceito o envio de declaração de vacinação por e-mail. O produtor rural deverá enviar o formulário “Declaração de Vacinação contra Febre Aftosa e Atualização do Rebanho”, preenchido e assinado, juntamente com a cópia da nota fiscal, para o e-mail da gerência local do Idaf responsável pelo município da propriedade.

Trânsito de bovinos e bubalinos

Durante as etapas de vacinação contra a febre aftosa, os bovinos e bubalinos em idade vacinal, só poderão ser movimentados após terem recebido a vacinação da primeira etapa, obedecidos os prazos de carência previstos na IN Mapa n° 44/2007: 15 dias para animais com uma vacinação; 7 dias para animais com duas vacinações; e a qualquer momento após a terceira vacinação, exceto quando destinados ao abate, pois ficam dispensados da obrigatoriedade da vacinação por até 60 dias após o término da etapa.

Texto: Rafaely Lyra

Previous Post

Incaper faz experiência com cultivo orgânico de morango em Montanha

Next Post

Governo estima em 150 mil número de desempregados em razão da pandemia

Next Post
Governo estima em 150 mil número de desempregados em razão da pandemia

Governo estima em 150 mil número de desempregados em razão da pandemia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Home
  • Expediente
Call us: +1 234 JEG THEME

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • Coronavírus
  • Espírito Santo
  • Cidades
  • Anuncie Aqui

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In