ADVERTISEMENT
No Result
View All Result
sexta-feira, 16 abril, 2021
OR7 NEWS
NOTÍCIAS
RÁDIO AO VIVO
  • Notícias
No Result
View All Result
OR7 NEWS
No Result
View All Result
Home News Agronegócio

Idaf alerta para praga dos cítricos

Instituto já intensificou fiscalização; doença não representa riscos para a saúde humana

19 de setembro de 2019
em Agronegócio, Em Destaque, News
412 31
0
Idaf alerta para praga dos cítricos

O Idaf – Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo divulgou nota, na última quinta-feira, 12, declarando Estado de Alerta para a entrada de mudas de citrus contaminadas no Espírito Santo.

A nota alerta para a doença greening, transmitida pela bactéria Candidatus Liberibacter asiaticus. A doença, também conhecida como amarelão dos citros ou HLB, que afeta plantação de citros foi identificada em alguns municípios de São Paulo e Minas Gerais, especialmente no município de Dona Euzébia, sul de Minas. Os produtores dessa cidade exportam mudas para todo o Brasil.

O titular da Gerência de Defesa Sanitária e Inspeção Vegetal do Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Estado – Idaf, Daniel Pombo de Abreu, afirma que, se não combatida, a doença pode representar um grande prejuízo para os produtores.

“O greening é provocado por uma bactéria e é transmitido por um mosquito, o psilídeo, que contamina as lavouras. Uma vez que a planta esteja contaminada, ela precisa ser eliminada. Há casos de lavouras imensas que foram eliminadas na Flórida, na Califórnia, em São Paulo. É uma doença muito grave que inviabiliza a produção de cítricos, como laranja, limão e tangerina, ressalta Daniel Pombo lembrando que a doença também atinge a murta, que é uma planta ornamental.

As características da doença são a ausência de desenvolvimento do fruto, que se mantém pequeno, sofre deformação, caem precocemente, as folhas ficam amareladas, além da fruta perder suas características nutricionais ficando, portanto, sem valor comercial. A doença não apresenta riscos para a saúde humana.

Fiscalização intensificada

O Idaf intensificou a fiscalização de cargas e o controle de documentos de Permissão de Trânsito de Vegetais – PTV, imediatamente após a emissão de Nota Técnica pelo Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA,

O greening é a praga dos citros de maior importância no mundo por ser de difícil controle e de rápida disseminação. A bactéria obstrui os vasos condutores da seiva, dificultando a nutrição da planta.

“Não há ocorrência de greening no Espírito Santo e a manutenção desse status é extremamente importante para preservar a citricultura capixaba. O mercado de citros no Estado é considerável, principalmente no sul do Estado. Vendemos principalmente para o Rio de Janeiro. É um mercado grande que precisamos proteger”, afirma Daniel Pombo.

Previous Post

Espírito Santo tem mês de agosto com menor número de homicídios desde 1996

Next Post

Alzheimer também pode afetar visão, linguagem e motivação

Next Post
Alzheimer também pode afetar visão, linguagem e motivação

Alzheimer também pode afetar visão, linguagem e motivação

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Home
  • Expediente
Call us: +1 234 JEG THEME

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • Coronavírus
  • Espírito Santo
  • Cidades
  • Anuncie Aqui

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In