O aparecimento de uma nuvem de gafanhotos na Argentina assustou produtores rurais, assim como entidades do governo do país. Nesta segunda-feira, 22, o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar (Senasa) da Argentina publicou um mapa com alerta da praga em que é possível ver uma faixa vermelha que representa ‘perigo’. Regiões da fronteira oeste do Rio Grande do Sul estão no alerta dos argentinos.

Mapa de alerta de gafanhotos – Fonte: Senasa Argentina
Ainda nesta segunda, o governo de Córdoba, outra província argentina, também alertou para a passagem dos gafanhotos na região.
Ante el ingreso de #langostas al norte de la provincia de #SantaFe, @MinAgriCba y @SenasaAR monitorean la situación.
En #Córdoba, ambos estamentos tienen protocolos de trabajo para activar en caso del ingreso de la plaga.
Más info
https://bit.ly/LangostasStaFe
As autoridades da província informaram ainda que os produtores devem relatar a presença da praga em áreas rurais e que ações de monitoramento estão sendo realizadas.
Ameaça à produção
Segundo o Serviço Nacional de Saúde e Qualidade Agroalimentar, os insetos podem causar danos às culturas e aos pastos mas não às pessoas. “As nuvens de gafanhotos podem passar por comunas, vilas ou cidades, mas não causam danos diretos aos seres humanos. Podem causar danos às culturas e aos pastos, mas não constituem um risco para as pessoas”, diz um comunicado.
Em outra postagem, o Senasa mostra o prejuízo causado pela nuvem de gafanhotos em lavouras de milho e mandioca. “Notamos a presença de uma nuvem de gafanhoto do Paraguai, em Colonia Santo Domingo, na cidade do General Manuel Belgrano, Formosa. Vamos avaliar a densidade da população da peste e os danos causados ao milho e mandioca”.
#AlertaLangosta
Constatamos la presencia de una manga de #langostas proveniente de Paraguay
en Colonia Santo Domingo, localidad de General Manuel Belgrano, #Formosa. Estamos evaluando la densidad de la población de la plaga y los daños a los cultivos de maíz y mandioca.
#AlertaLangosta
Ante la constatación del ingreso a #Formosa de mangas de #LangostaSudamericana provenientes de #Paraguay intensificamos las tareas de monitoreo en el departamento San Martín, en #Salta con el objetivo de lograr detecciones tempranas de la plaga.
Hector Emilio Medina@MedinaHectorE
Manga de langostas en el este de #Formosa #Argentina
Video del equipo del @SenasaAR en terreno#Swarm #Langostas #Locusts#LocustAttack #Emergencia@GlobalLocust @LocustCirad @FAOLocust @FAOemergencies


Veja outras imagens!
#Alertalangosta
En el marco de las acciones del Plan Regional, el @SenaveParaguay nos informa sobre una manga en cercanías de Lamadrid, Formosa.
Si la ves, avisa al #Senasa
#Alerta #Langosta
#SantaFe
Equipos #langosteros dieron apoyo a los productores del paraje El Algarrobal, del distrito de Lanteri, que realizaron acciones para disminuir la población de la manga de langostas.