As articulações políticas em Boa Esperança começaram a se intensificar a partir deste mês, tanto que representantes de vários partidos se reuniram na noite desta quinta-feira, 12, no sítio do secretário de Meio Ambiente Pedro Dutra, para discutir a possível formação de uma chapa majoritária em forma de consenso nas eleições 2020.
Participaram do encontro os pré-candidatos a prefeito: atual prefeito Lauro Vieira (PP), ex-prefeito Romualdo Milanese (SD), empresário Cláudio Rodrigues (Cidadania), ex-vereador Rogério Vieira (PSB) e o presidente da Câmara Jocemar Xavier (MDB).
Também estiveram presentes filiados do PRB, PP, PSB, SD, MDB e Cidadania. Além das siglas mencionadas, o PT e o DEM também foram convidados, no entanto, não enviaram representantes.
Sendo o primeiro a falar, o prefeito Lauro Vieira reforçou o propósito de ser candidato à reeleição, falou das dificuldades administrativas ao longo dos primeiros anos devido aos poucos recursos disponíveis, bem como, sobre as conquistas por meio de recursos federais e do Estado. Além disso, defendeu que o grupo deveria se manter unido em torno da formação de uma ampla aliança partidária numa chapa de consenso entre os pré-candidatos presentes na reunião.
Sendo a fala mais aguardada da reunião, Romualdo Milanese declarou que manterá o nome como pré-candidato a prefeito, informando que a sua decisão deverá sair no final do mês de maio, e que não abre mão de ouvir a opinião da população por meio de pesquisas eleitorais.
O ex-prefeito defendeu a necessidade da participação de mulheres nas reuniões, seguindo na sua opinião, a tendência nacional.
Tanto Rogério, Xavier, quanto Cláudio também defenderam os respectivos projetos partidários, porém se mostraram favoráveis ao consenso.
Ao final do encontro, ficou definido que outras reuniões serão organizadas nos próximos dias, que poderão contar com outras siglas organizadas em Boa Esperança.