ADVERTISEMENT
No Result
View All Result
quarta-feira, 14 abril, 2021
OR7 NEWS
NOTÍCIAS
RÁDIO AO VIVO
  • Notícias
No Result
View All Result
OR7 NEWS
No Result
View All Result
Home News Agronegócio

Pesquisa avalia impactos da pandemia na comercialização de alimentos saudáveis

A pesquisa já começou a ser aplicada por meio de um formulário digital

16 de junho de 2020
em Agronegócio, Coronavírus, Em Destaque, Espírito Santo, News, Saúde
423 18
0
Pesquisa avalia impactos da pandemia na comercialização de alimentos saudáveis

Como está a comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos diante da pandemia? Extensionistas do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) iniciaram uma pesquisa para avaliar os impactos do novo Coronavírus na venda direta destes produtos na Grande Vitória.

Segundo a gerente de Assistência Técnica e Extensão Rural (Gater) do Incaper, Jaqueline Sanz, que integra o grupo,  a pesquisa trará informações importantes por estar baseada na realidade de agricultores capixabas que comercializam diretamente em diferentes pontos da Grande Vitória (grande polo consumidor), e por representarem a maior parte de produtores orgânicos e agroecológicos do Estado do Espírito Santo.

“Neste período de intensas e rápidas mudanças na relação agricultor-consumidor, é preciso ter conhecimento da realidade para subsidiar, inclusive, respostas do poder público e também contribuir para a troca de experiências entre os próprios agricultores. Além disso, será razoável inferir possíveis mudanças de comportamento dentro de circuitos curtos de comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos”, pontuou Jaqueline Sanz.

Para a coordenadora técnica de agroecologia do Incaper  e também integrante do grupo, Andressa Alves, a pesquisa deve revelar os impactos da pandemia na comercialização de alimentos orgânicos e agroecológicos, considerando as estratégias adotadas pelos agricultores para viabilizar a comercialização da produção.

“A expectativa é de que a pesquisa permita indicar as principais medidas que os agricultores tomaram frente às mudanças impostas, trazendo luz aos impactos e efeitos na produção, distribuição e comercialização, indicando, também, as principais mudanças no cotidiano desses agricultores”, revelou Andressa Alves.

A pesquisa já começou a ser aplicada por meio de um formulário digital. “A pesquisa é realizada por meio de questionários com perguntas abertas e fechadas direcionadas a agricultores orgânicos e agroecológicos que comercializam diretamente na Grande Vitória. A previsão de encerramento da aplicação dos questionários é até a última semana de junho, e a divulgação dos primeiros resultados deve ocorrer em meados de julho”, acrescentou Jaqueline Sanz.

“Os agricultores orgânicos e agroecológicos que comercializam diretamente seus produtos representam mais de 160 famílias, distribuídas em 32 espaços, como feiras, empresas, instituições públicas, e demais modalidades de comercialização direta, nos municípios de Serra, Vila Velha, Vitória e Guarapari. Conhecer suas avaliações e respostas nos ajudará a compreender e responder, no futuro, a novas demandas por soluções na área”, disse Rachel Quandt Dias, coordenadora de Segurança Alimentar e Estruturação da Comercialização do Incaper, e também integrante do grupo de pesquisadores.

Outro participante do grupo é o extensionista do Incaper Galderes Magalhões. Ele coordena o Centro Regional de Desenvolvimento Rural (CRDR) Central Serrano, onde se localiza boa parte dos municípios produtores. “Algumas tendências já são visíveis sem a pesquisa, mas é com uso de um método de coleta e análise de dados que poderemos, com mais certeza e veracidade, compreender melhor os impactos e como os agricultores estão respondendo a tudo isso”, afirmou.

Previous Post

Boa Esperança registra quarta morte por Covid-19

Next Post

Para Maia, aumentar tempo de propaganda na TV pode ajudar candidatos no período da pandemia

Next Post
Para Maia, aumentar tempo de propaganda na TV pode ajudar candidatos no período da pandemia

Para Maia, aumentar tempo de propaganda na TV pode ajudar candidatos no período da pandemia

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Home
  • Expediente
Call us: +1 234 JEG THEME

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • Coronavírus
  • Espírito Santo
  • Cidades
  • Anuncie Aqui

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In