Profissionais da Rede Municipal de Educação de Nova Venécia lotaram o auditório do Cerimonial D’Venécia, nesta quinta-feira (07) e sexta-feira (08), para os dias de estudos de formação com o tema “Diálogo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o Referencial Curricular do Espírito Santo”. A capacitação foi ministrada pela coordenadora Estadual da BNCC, professora Danieli Spagnol.
O objetivo é promover e capacitar os professores e, assim, ofertar um serviço cada vez melhor para os educandos. “É uma forma de reciclagem. A capacitação estimula formas de como trabalhar o conhecimento com os alunos. Trabalhamos com novas ideias, sugestões diferentes, sempre mostrando o melhor caminho para ser adotado dentro das salas de aula”, disse a palestrante.
Participaram do curso, profissionais da Educação Infantil, Multisseriadas, Professores Alfabetizadores do 1º, 2º e 3º ano, profissionais do Ensino Fundamental do 4º ao 9º ano e profissionais da Educação Especial.
O prefeito de Nova Venécia, Lubiana Barrigueira, participou da abertura do evento, e falou sobre o reflexo dessa capacitação dentro das salas de aula. “Quero agradecer a dedicação de todos os nossos professores e profissionais que estão aqui para atualizar e adquirir mais conhecimentos e aplicar isso no dia a dia. É muito importante para elevar o nível do aprendizado dos nossos alunos. Conhecimento nunca é demais. Espero que tenham ótimo proveito”, afirmou Barrigueira.
Para o secretário de Educação, Arilso Teixeira, “é importante que os profissionais se atualizem em relação ao currículo escolar. Ações como esta fortalece o vínculo entre as famílias e as escolas, promovendo melhores resultados na aprendizagem do aluno”.
A vereadora Gleyciária Bergamin, que também é professora, esteve presente na abertura e fez o uso do microfone. “Precisamos valorizar nossos profissionais da educação e garantir que entendam a missão da escola, os valores, a linha de pensamento e a metodologia. Um profissional capacitado tem maior rendimento em sala de aula, uma vez que há menor chance de erro por ele já saber como proceder”, finalizou.
BNCC
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. A Base deve nortear os currículos dos sistemas e redes de ensino das Unidades Federativas, como também as propostas pedagógicas de todas as escolas públicas e privadas de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio, estabelecendo conhecimentos, competências e habilidades que se espera que todos os estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica.
Orientada pelos princípios éticos, políticos e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática e inclusiva.