ADVERTISEMENT
No Result
View All Result
quinta-feira, 15 abril, 2021
OR7 NEWS
NOTÍCIAS
RÁDIO AO VIVO
  • Notícias
No Result
View All Result
OR7 NEWS
No Result
View All Result
Home News Brasil

Romualdo está confiante em decisão favorável no TSE

Romualdo teve a sua candidatura deferida pelo juiz da Comarca local, perdeu o recurso no TRE-ES e recorreu ao TSE. A decisão deverá ser divulgada ainda nesta semana.

8 de dezembro de 2020
em Brasil, Eleições 2020, Em Destaque, News, Política, Última Hora
464 10
0
Romualdo está confiante em decisão favorável no TSE

Romualdo Milanese foi eleito com 58,73% dos votos, o que representa a escolha de 4.676 eleitores.  Foto: Antônio Carlos da Silva

O prefeito eleito de Boa Esperança, Romualdo Milanese (Solidariedade) está em Vitória desde segunda-feira, 07, e disse continuar confiando na justiça, quanto ao resultado final do julgamento da sua defesa, impetrada pelos advogados que o representa junto à Corte Eleitoral, sediada em Brasília.

O sistema do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sorteou nesta terça-feira, 08, como relator do seu caso, o ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto.

Ministro Tarcísio Vieira de Carvalho Neto. Foto: Assessoria TSE

Romualdo, que já foi prefeito do município por dois mandatos consecutivos do município (2009 a 2016), teve o registro da candidatura indeferido pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) em sessão no último dia 30/11, mesmo tendo sua candidatura deferida pelo juiz da 39ª zona eleitoral.

O prefeito eleito Romualdo Milanese poderá ser diplomado e consequentemente tomar posse no dia 1º de janeiro, caso o ministro conceda uma liminar em decisão monocrática. Mesmo que o processo tenha que ser levado à votação no Plenário do TSE nos meses seguintes.

Decisão monocrática

Decisão monocrática consiste em decisão proferida por um único magistrado, de qualquer instância ou tribunal. Contrapõe-se às decisões colegiadas, típicas de casos em que o pedido jurisdicional esteja em fase de recurso para acelerar o processo de entendimento. A decisão monocrática, em primeira instância, é a regra.

Entenda o caso

Romualdo Milanese foi eleito com 58,73% dos votos, o que representa a escolha de 4.676 eleitores.  O segundo colocado foi o candidato Cláudio Boa Fruta (DEM), que atingiu apenas 41,27%, com 3.286 dos votos válidos.

Segundo matéria de A Gazeta, o então candidato Romualdo Milanese possui uma condenação por improbidade administrativa que resultou na suspensão de seus direitos políticos por três anos. A decisão transitou em julgado (quando não é mais possível apresentar recursos) no Supremo Tribunal Federal (STF) em 19/05/2017. A sanção teria validade até 19/05/2020.

Em março de 2020, contudo, ele pediu autorização à Justiça Eleitoral de Boa Esperança para se filiar a um partido e, no entendimento do juiz da Comarca, era possível alterar a data do resultado do chamado período de “transitado em julgado”, ou seja, data final da sanção, o período que possibilitou o registro da candidatura de Romualdo.

Contra essa decisão houve recurso do Ministério Público Estadual à segunda instância da Justiça, que foi analisado pela juíza Heloísa Cariello, relatora do caso, que acompanhou o parecer de que o registro da candidatura de Romualdo Milanese não poderia ser aceito. No primeiro julgamento, realizado em outubro, ela foi acompanhada por todos os juízes do TRE-ES.

Romualdo recorreu novamente, com os chamados “embargos de declaração”, questionando a decisão da relatora. Foi o julgamento deste recurso que ocorreu no dia 30/11.  A decisão do plenário do TRE-ES, por maioria de votos (5 a 1), foi no sentido de manter a decisão original da relatora do caso, e com isto foi negado o deferimento da candidatura. Isto impede, por consequência, que Romualdo Milanese seja efetivado prefeito da cidade, mesmo que tenha sido o mais votado.

Presidência da Câmara

Diante da indefinição política em Boa Esperança a escolha da mesa diretora da Câmara Municipal, é também um dos assuntos mais comentados no município, já que o presidente do Poder Legislativo teria que assumir como prefeito até a realização da nova eleição, caso Romualdo tenha resultado negativo no TSE.

O cargo mais cobiçado é o de presidente, e em segundo lugar a 1ª vice-presidência, já que o titular consequentemente assumiria a direção do Legislativo na ausência do titular.

Os partidos estão reunindo seus respectivos vereadores eleitos, na busca de um consenso no grupo.

Previous Post

Café continua em queda nesta terça-feira (8)

Next Post

Programa Nota Premiada será discutido por deputados no ES

Next Post
Programa Nota Premiada será discutido por deputados no ES

Programa Nota Premiada será discutido por deputados no ES

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • Home
  • Expediente
Call us: +1 234 JEG THEME

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

No Result
View All Result
  • NOTÍCIAS
  • Coronavírus
  • Espírito Santo
  • Cidades
  • Anuncie Aqui

© Jornal O Regional . Fundado em 1996 . Versão online OR7 NEWS lançada em 2016 . Todos os direitos reservados

Login to your account below

Forgotten Password?

Fill the forms bellow to register

All fields are required. Log In

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In