Terminou de fato nesta quarta-feira, 15, o prazo para submissão das respectivas listas de filiados dos partidos políticos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), via Sistema de Filiação Partidária (FILIA), antes disso também terminou o prazo para troca de partidos pelos vereadores.
“Considerando o cronograma disposto na Portaria-TSE nº 131, de 20/02/2020, o sistema Filia ficará indisponível de 16/04/2020 a 22/04/2020 para que o processamento das listas internas de filiação seja realizado. Dessa forma, a partir do dia 23/04/2020 o sistema Filia (com seus módulos interno, externo e consulta) voltará a funcionar normalmente”, publicou o TSE no site oficial.
Em Boa Esperança o Solidariedade passou a ter maior bancada na Câmara Municipal, com três parlamentares: Charles Ladislau que foi eleito pela sigla em 2016, e os dois novos filiados, Marquinhos do Sindicato que saiu do PSDB e Selminho Mendes, que deixou o PP.
O Solidariedade foi instituído em Boa Esperança em 2015, tendo como primeiro presidente Reimivaldo Ramos, que naquela ocasião ensaiou a participação na eleição como pré-candidato a prefeito. Atualmente a sigla é comandada pelo ex-prefeito Romualdo Milanese.
As duas segundas maiores bancadas continuam sendo a do MDB com dois vereadores: Xavier e Zé da Paz, e do Republicanos, com Antônio José e Clovinho.
Outro vereador que mudou de partido, foi Josil Sangiorgio, que migrou do Podemos para o PDT. Já a vereadora Cleides Capettini continua no PT.