A 16ª Cavalgada da Independência será realizada no próximo domingo (08), a partir de 10h da manhã. A programação prevê almoço e sorteio de brindes para os cavaleiros, além da apresentação da dupla Marcos Tybel e Henrique pela manhã, e o show de Billy Forrozão, na parte da tarde. A cavalgada é organizada pela Associação dos Cavaleiros de Boa Esperança que, no último dia 05 de outubro, completou 10 anos.
O evento, que já é tradicional no norte do Estado, conta com o apoio de empresários da região. Parte da renda arrecadada durante o evento será doada ao Hospital Cristo Rei. Segundo o presidente da Associação, Manoel Messias da Silva, o objetivo é reunir pessoas de diferentes lugares para uma confraternização solidária que envolva toda a comunidade.
A cavalgada sairá da Fazenda Santa Terezinha e a chegada será no Sítio GPS, num percurso de cerca de 4 quilômetro em torno da cidade e a expectativa é que participem cerca de 600 cavaleiros. Nossa reportagem conversou com o presidente da Associação de Cavaleiros de Boa Esperança. Manoel Messias da Silva. Confira:
Qual o objetivo com a realização das cavalgadas?
R: Cavalgada é uma manifestação cultural em forma de passeio, realizada por grupos de cavaleiros e amazonas, entre crianças e idosos. Uma cavalgada pode ser realizada por motivos religiosos, cívicos, diversão, esporte, ou associação de duas ou mais dessas atividades. É também uma oportunidade de arrecadamos para o custeio de aquisição da sede própria, além das doações que fazemos a pessoas que precisam de ajuda e instituições filantrópicas, tais como: APAE e Hospital.
Historicamente, a população participa de forma ativa?
Sim. Inclusive as cidades vizinhas e até mesmo de outros estados. Além dos praticantes de cavalgadas, o povo esperancense gosta muito. É uma festa familiar.
Durante a realização do evento, há a preocupação com a conscientização ambiental junto aos participantes e a população?
Esse tipo de cavalgada não traz agressão ao meio ambiente. Exceto aquelas pessoas que ainda jogam objetos pelo chão. Em todo o trajeto é solicitado aos participantes que colaborem nesse sentido.
Quem pode praticar a cavalgada?
A Cavalgada é dividida em 2 momentos. Primeiro momento. O passeio a cavalo saindo de uma fazenda. Até a chegada no local de concentração. Segundo momento. A confraternização em um local fechado, onde é servido almoço gratuito aos cavaleiros e amazonas, música ao vivo, sorteio de brindes, entre outros atrativos. Sendo assim, qualquer pessoa pode participar. Não é uma competição.
Há preocupação com a segurança dos participantes, em relação a possíveis acidentes?
Claro que há, a Associação não faria evento sem se preocupar com segurança dos participantes. Em relação a segurança pessoal, é feito comunicação as policias civil e militar, além de seguranças contratados. Quanto a acidente, nada é impossível, até mesmo de dentro de casa corremos risco, porém, todo trajeto é feito com calma e pesando em minimizar as chances de qualquer tipo de acidente.
SERVIÇO:
16ª Cavalgada da Independência
Data: 08/09/2019
Horário: Início às 10h
Atrações: Marcos Tybel e Henrique e Billy Forrozão